A opressão psicológica e o nascer da borboleta

Basicamente uma opressão ocorre quando algo ou alguém causa um efeito negativo em outro, resultando num processo psicossomático, ou seja, algo mental que atinge o corpo.


Por séculos a humanidade sofreu movimentos opressores (políticos, sociais, etc), situações polemicas e com inúmeros pontos de vista que não é o objetivo desse artigo.


No momento nosso maior inimigo é o vírus da Covid 19, e hoje quis trazer uma perspectiva sobre o que estamos vivenciando após um ano de pandemia ainda em curso.


Você já parou para pensar em todo o caminho que uma borboleta teve até ficar linda daquele jeito?


A mãe borboleta coloca os ovos em uma planta, do ovo sai uma lagarta que fica se alimentando daquela planta, ela come muito, pois ela sabe que ali está a energia que ela vai precisar depois.


Após um tempo seu corpo vai endurecendo, ela não tem escolha, e apenas aceita, nesse processo de endurecimento um casulo (a pupa) se forma a sua volta, ela está frágil e sofre uma opressão ali, não pode sair, mas está protegida do mundo exterior.


Ali dentro, longe dos nossos olhos, toda aquela energia acumulada, vai transformando a lagarta sem graça numa linda borboleta, que somente quando está forte e pronta, rompe o casulo e voa para a liberdade.


Mas você deve estar se perguntando: O que uma coisa tem a ver com a outra?


Note, durante essa fase de distanciamento social e isolamento, quem teve condições pôde se encher de energia: estudar, aprimorar-se profissionalmente, criar novos hábitos e hobbies, ficamos até saturados de tantas lives, filmes, séries e livros.


Lógico que o opressor covid 19, além das milhares de vidas perdidas, tem deixado muitas sequelas psicológicas e psicossomáticas, que vão demorar passar, mas quem de alguma forma conseguir se manter resiliente e trabalhar em prol de uma mente sã, estará acumulando a energia positiva, igual a lagarta, para voar no momento certo.


Estamos em transformação dentro do nosso próprio casulo, nossa casa é o lugar mais protegido agora, é onde vamos driblando os desafios que de uma forma ou de outra nos oprime em nossos relacionamentos, trabalho, saúde e sonhos adiados.


Nenhuma ação externa pode romper nosso casulo, a transformação é de dentro pra fora, não é fácil, eu sei, mas quero deixar um convite aqui para você.


Vamos juntos buscar energias positivas, nos encher de bons aprendizados, apesar de toda dor, e assim preparando nossa mudança para logo mais?


Tenha perseverança, logo seremos lindas borboletas, livres, fortes e felizes!


Até a próxima!


#psicologia #covid19 #resiliencia #perseveranca


39 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo